Mudo de assunto para dizer que não entendi o voto da Ministra Rosa Weber no julgamento histórico do Habeas Corpus do Lula. Eu não entendi, hein? Vinte anos de magistratura, quase trinta lidando direta e indiretamente com o Direito Penal. Modéstia a parte, palestrante, ensaísta e professor de Direito, também. Se eu não entendi, imagine quem não é do ramo? A Ministra fundamentou seu voto – pela não concessão do Habeas Corpus – no denominado “princípio da colegialidade”. O termo expressa pura e simplesmente o fato do juiz de órgão colegiado, no caso o STF, sabendo-se vencido, aderir ao voto da maioria para preservar a segurança jurídica do precedente deste mesmo tribunal. Entenderam? É “tipo assim”, como dizem os adolescentes de hoje, “não concordo, mas para não ser vencido passo a concordar”. Evitam-se dissidências argumentativas e o processo se torna mais prático. Tem sua lógica. O incompreensível é que, como bradaram “os Mello” – Marco Aurélio e Celso – , sem o voto de Rosa Weber não haveria maioria alguma! Ela desempatou. Foi o verdadeiro voto de Minerva, porque o posicionamento da Presidente Carmém Lúcia todos já sabiam.
O ator octogenário Lima Duarte nasceu no Desemboque, zona rural de Sacramento, aqui pertinho no Triângulo Mineiro. Foi petista e de esquerda por décadas para ao final execrar Lula com uma frase que nunca mais esqueço. Para Lima, Lula ia de mal à pior porque fazia, junto com seus correligionários, a “glorificação da burrice”. Tinha e tem o prazer de permanecer inculto, sem formação acadêmica, e disseminava a ideia de que esta sua condição seria uma qualidade e não uma deficiência. Quando você fala para multidões, tem que tomar cuidado com o que fala… Aprendi isso dura e arduamente, aqui mesmo nessas páginas. Outros exemplos de dignatários e políticos incultos já foram desbaratados pela História. Muito se disse de Abraham Lincoln, que era lenhador quando se tornou presidente, era homem do campo inculto. Mentira. Lincoln nasceu assim, mas quando entrou para a política já era um dos advogados mais brilhantes do seu Estado. Varava noites estudando. E Evo Morales? De esquerda e de país pobre, indígena, faz o tipo do proletário sem conhecimento só para inglês ver. Estudou no exterior e fala vários idiomas. Nosso Lula, segundo Lima Duarte, permanece satisfeito com sua glória inculta. Agora terá tempo de sobra para desfrutar dela.
O dito pelo não dito.“Não fortalecerás os fracos por enfraquecer os fortes. Não ajudarás os assalariados, se arruinar aquele que os paga. Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” (Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos).
Magistrado e Escritor