• BLOG ENTRETANTO •

RENATO ZUPO

RENATO ZUPO

Magistrado • Escritor • Palestrante

NOSSAS REDES SOCIAIS

cuspe do wyllys

Entre cusparadas e golpes

ENTRETANTO

Nada tenho contra a classe artística. Aliás, sou escritor e estou meio enfronhado com essa turma toda. Só não considero que o talento do sujeito pra cantar, escrever, representar ou apresentar telejornal seja uma carapaça que possa blindá-lo de cometer enormes equívocos, possuir gigantescos defeitos e não poder ser criticado por isso. Assim ocorreu com Chico Buarque, assim também acontece agora com José de Abreu, que cuspiu num casal em um restaurante por conta de um impasse político. É tão cuspidor quanto o deputado gay Jean Willis. Aliás, pergunto-me, porque essa gente está cuspindo tanto? Não gostou, está revoltado, vá trabalhar meu filho! O gesto de cuspir representa uma alegoria de extremo desrespeito e desprezo por aquele que é cuspido, e não posso entender pessoas que se dizem democráticas, moderninhas, \”progressistas\” (sic) partindo para respostas tão nojentas, abjetas e ignorantes como as desse pessoal. Que bom que Alexandre Frota, aquele mesmo ex-globo e atual rei do pornô nacional aposentado, já disse o que pensei tão logo soube da notícia do Zé de Abreu: por que não vem cuspir em mim? Vem cuspir em mim, pra tu ver uma coisa. Palhaçada fazer isso com pai e mãe de família.Falou e disse. E Alexandre Frota é ator pornô, hein? Sem preconceitos, mas um sujeito que precisa de lições de etiqueta e boas maneiras de um marombeiro que vive do corpo e dos hormônios não deve, mesmo, ter muitas qualidades para contar de si na roda de bar.

Esquerda festiva.
Por outro lado, isso é muito bom pra acabar com essa lenda de \”esquerda festiva\”, de \”esquerda caviar\”, que durante muitos anos alimentamos embevecidos, como se o povo brasileiro, de tão pacato, não tenha sequer radicais que sejam radicais de verdade. Amigo, na história da humanidade, a esquerda sempre partiu pra porrada! E gente que defende Fidel Castro e Che Guevara fuzilando desafetos políticos, MST´s invadindo terras e mantendo colonos em cárcere privado, grupos guerrilheiros colombianos formando um estado paralelo, o governo chavista venezuelano prendendo jornalistas só porque são de oposição, gente que apóia isso tem por acaso algum perfil de \”pacifista\”? Ora, tenhamos a bondade, a obrigação, de pensar, pelo amor de Deus! E depois esses falsos progressistas vêm valar de militarismo, ditadura e falta de democracia durante o governo dos generais! Vamos estudar história, gente, e parar de ouvir balela de artista que ganhou muito dinheiro, vendeu muito disco e virou herói se autoexilando no exterior, para depois voltar pra cá e contar lorotas que só universitários imberbes e ainda nas fraldas conseguem acreditar. Ouvir, por exemplo, Dilma Roussef condenar os atos terroristas do Estado Islâmico em Paris é de um ridículo impressionante. Ela própria se dizia \”guerrilheira\”, quando na verdade era – e talvez ainda seja – uma terrorista de esquerda, que roubava banco, matava, sequestrava, etc… Não sou eu quem diz isso. Zuenir Ventura, escritor e comuna, fala em seu livro 1968 – o Ano que não terminou que a juventude socialista armada pretendia dominar o Brasil à força, o que só não fez por conta da resistência militar. Zuenir e também Elio Gaspari, Marilena Chaui, e um monte de intelectuais e pseudo-intelectuais que a esquerda adora, se referiram – textualmente (atenção) – ao terrorismo de esquerda como o único legitimado a retomar o Brasil dos militares. Eles próprios se intitulavam terroristas! E agora vem falar em democracia das urnas. O raciocínio dessa gente é o seguinte: se você é de direita, é reacionário e golpista. Se é de esquerda, tudo bem, pode cuspir, matar e cometer crimes contra o estado democrático. Enquanto se está no poder e nas urnas, tudo está ok e tranquilo, porque a direita sabe perder. Quando o contrário se dá, o revés ocorre, e a galera \”progressista\” (sic) e \”democrática\” (sic de novo) perde a xepa, perde a boquinha, então parte para a ignorância. Esse nervosismo todo é porque lutam por dinheiro, para não perder a vida fácil, porque trabalhar que é bom esses falsos ideólogos e exemplos culturais, de fato, não querem. O que menos tem nos partidos trabalhadores é proletário de fato.

Simonal e Chico.
Para mostrar que artista morre e fede e solta flato e fala besteira, igual a todos nós, vou contar dois casos verídicos. É bom que se veja como essa gente faz muito bem, mas também manobra muito maquiavelicamente a opinião pública. No começo dos anos 1970 Wilson Simonal era o maior cantor do Brasil, vendia mais que Roberto Carlos, ia  a todos os principais programas de auditório e lotava estádios de futebol com seus shows. Um de seus empresários ficou lhe devendo dinheiro que teimava em não pagar. Simonal tinha um ou dois amigos militares, a quem pediu uma forcinha na cobrança da dívida. Os dois milicos deram uma esfrega no caloteiro, que logo pagou, mas era gente do show business da época e saiu espalhando que Simonal era \”de direita\”, espião da ditadura, ligado à tortura, etc… Todos acreditaram e o maior cantor da época perdeu seu trono e sumiu das rádios, morrendo arruinado e amargurado por conta de um boato maldoso.Quanto à Chico, no auge da ditadura militar não se manifestava politicamente em suas músicas, era o queridinho das dondocas por conta de seus olhos claros, e até a filha do presidente General Médici o achava um \”gato\” e o adorava. Outros ídolos populares eram forçados a deixar o país e Chico Buarque, por ser filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, sobrinho do Aurélio (do dicionário) e afilhado de Vinícius de Morais, era ignorado e respeitado pela repressão. O que o nosso Chico fez? Para não virar um \”outro\” Simonal se auto-exilou, foi embora do Brasil por gosto, pra mostrar que era de \”esquerda\”! E depois voltou como um pobre coitado desterrado, como se fosse vítima de alguma coisa que não sua própria vaidade. Grande compositor o Chico, grande artista, mas é só. Não o chamaria para tomar cerveja comigo, e acho que ele também não aceitaria o convite, cá pra nós.

 

Renato Zupo,
Magistrado e Escritor

Gostou? Então compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa página.

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Copyright © RENATO ZUPO 2014 / 2021 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido pela: