RENATO ZUPO

Magistrado • Escritor • Palestrante

Renato Zupo

Renato Zupo

Magistrado • Escritor • Palestrante

CURRICULUM VITAE

– Formado no ensino fundamental e médio pelos Colégios Loyola, Santo Agostinho e Promove, em Belo Horizonte/MG.

– Entre 1.998/1.989, serviu ao Exército Brasileiro, como praça.

– Prestou vestibular e matriculou-se na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 1.989, como acadêmico do curso de Direito.

– Estagiário Acadêmico de Direito no Serviço de Assistência Judiciária Gratuita Desembargador Lopes da Costa, de 1.991 a 1.994.

– Formou-se em Direito em 1.994.

– Pós graduado “Latu Sensu” em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 1.994.

– Advogado militante em toda a Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília, Rio de Janeiro, Tocantins e Bahia, entre os anos de 1.994 e 1.998.

– Foi Procurador do Município de Santa Maria de Itabira/MG.

– Tomou posse como Juiz de Direito Substituto junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em setembro de 1.998.

– Aluno da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes em 1.998, até março de 1.999.

– Juiz cooperador em Belo Horizonte, durante seu estágio probatório e nos anos de 1.998 e 1.999.

– Juiz cooperador em Araguari/MG, no Triângulo Mineiro, em Julho de 1.999.

– Juiz cooperador em Patos de Minas, de maio de 1.999 a maio de 2.000.

– Condecorado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, por relevantes serviços prestados àquela instituição, durante o ano de 1.999.

– De maio de 2.000 a março de 2005 foi Juiz de Direito Titular da Comarca de São João Evangelista/MG, também exercendo suas atribuições nas vizinhas comarcas de Guanhães e Sabinópolis.

– É juiz em Araxá, onde já foi titular dos juizados especiais e de uma das varas cíveis daquela comarca. Desde 2007 é juiz da vara criminal e da infância e juventude de Araxá.

– É especialista em Direito Processual pelo LFG/UNAMA (2007).

– Professor universitário catedrático de Direito Civil e Penal no CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ-UNIARAXÁ, de 2005 a 2009. Voltou a lecionar na pós graduação desta instituição de ensino superior em 2018.

– Cidadão honorário de São João Evangelista/MG e Araxá/MG.

– Condecorado com a Medalha Hélio Costa por relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário Mineiro.

– Condecorado com a Medalha Dom José Gaspar, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Araxá, pela sua Câmara Municipal.

– Membro da Academia Araxaense de Letras.

– Membro do COSIV – Comissão de Enfrentamento da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, sendo o único juiz representante do Triângulo Mineiro na Comissão.

– É articulista dos jornais Folha Regional – Governador Valadares/MG, Correio de Araxá e Jornal Araxá pontocom, e Jornal do Sudoeste de São Sebastião do Paraíso/MG.

– Já publicou artigos, ensaios, crônicas e contos em diversas revistas literárias e jurídicas de todo o estado, com matérias suas publicadas em jornais de larga circulação, dentre eles o Estado de São Paulo, Estado de Minas e o Jornal Hoje em Dia.

– É romancista e cronista, poeta e escritor, jurista mencionado em artigos e trabalhos acadêmicos, paraninfo e patrono de inúmeras turmas de formandos em instituições de ensino superior em Minas Gerais.

– Professor convidado e palestrante da LSE – London School of Economics.

– Palestrante convidado em simpósios, congressos, seminários e ciclo de estudos jurídicos.

– Autor dos livros “Verdugo”, “Rio da Lua”, “Monstruário – o Bestiário da Maldade” e “Inteligência Prática”, pelas editoras Livronovo e Novo Século.

– Apresentador do programa de WebTv “Entretanto”.

– Professor de Ensino à Distância (EAD) do site Simplifica Direito.

– Idealizador da Start Up Palavra Pronta.